domingo, 2 de outubro de 2011

Rafflesia arnoldii

A maior flor do mundo Descrição e características Nome científico: Rafflesia arnoldii Maior flor do mundo é de 1 metro de largura e muito pesado: cerca de 9 quilos. A Rafflesia é um parasita sem raízes e sem folhas. É totalmente dependente de um cipó chamado Tetrastigma. As flores Rafflesia apenas para 5 a 6 dias. Então, a flor começa a cheirar como carne podre, atraindo insetos para a polinização. Por que é chamado Rafflesia arnoldii? Rafflesia foi nomeado em honra de Sir Stamford, fundador da colônia britânica de Cingapura e Dr. Joseph Arnold, um jovem cirurgião da Marinha com uma paixão pela história natural. Sorteios e Arnold descobriu esta flor fabuloso em uma selva expedição em Sumatra (Indonésia) em 1821. Há cerca de 20 espécies de Rafflesia, alguns só descobriram em 1988. Onde eles são encontrados? A Rafflesia é geralmente encontrada em altitudes entre 500 e 700 metros na florestas de Bornéu, Sumatra, Java, Malásia e Filipinas. Nestes tropical florestas tropicais, o clima é sempre quente, geralmente entre 24 e 27 ° C com 100% umidade durante a noite. Em Sabah (Bornéu do Norte), há uma Área de Conservação Rafflesia perto da cidade de Tambunan. Há uma alta concentração de Rafflesias nesta área.


sábado, 1 de outubro de 2011

"Uma casa sem gato e como um aquário sem peixe."
"O homem é civilizado na medida em que compreende o gato."
"O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba receber."

Espaço do Filhote: Como escolher o cãozinho ideal para seu estilo de vida

Comecemos, então, pela escolha... Está pensando em trazer um filhote para casa? Neste caso, você precisa considerar vários fatores antes de escolher o cachorro ideal, que melhor se adapte ao seu estilo de vida. Hoje em dia, existem diversas raças de cães com tamanhos, características e temperamentos diferentes. É preciso, antes de mais nada, saber o que você procura em um cão: se é para guarda e proteção ou para companhia. Há vários fatores que devem ser levados em conta antes de escolher um cão. Considere o seu espaço: avalie se ele é adequado para manter um animal de estimação. Se você mora em um apartamento, é preciso levar o cachorro mais vezes para passear. Se você mora em casa, ela deve ser cercada para que o animal não fuja. Avalie também sua programação e quanto tempo você fica em casa. Tenha em mente seus horários de trabalho e a rotina das pessoas que vivem na casa. Se o cão terá companhia o dia todo, ou precisará ficar sozinho durante muito tempo. Tudo isso deve ser considerado. Alguns cães, por exemplo, são mais independentes que outros. Além disso, existem raças que precisam de mais atividade que outras. Se você gosta de fazer longas caminhadas, um yorkshire não é uma boa opção. Da mesma forma que se você curte ficar mais em casa, vendo televisão, um border collie ou um labrador podem exigir muito mais atenção, pois têm muita energia para gastar... Grande ou pequeno, todos os cães precisam de exercício para a saúde física e mental. A falta de caminhadas diárias e a falta de companhia podem tornar o cão hiperativo e destruidor, propenso a desenvolver comportamentos inadequados, desde a destruição de móveis, sapatos, plantas, como também latir, chorar, e até fazer xixi no lugar errado. Analise todas as opções, não tenha pressa, converse com amigos, veterinários, criadores de cães e treinadores para descobrir qual raça é a melhor para você. É sempre bom ter um conhecimento básico de cães antes de começar a procurar seu filhote. Considere também a adoção, que além de trazer vantagens, como o cão com o temperamento já formado, também é uma importante função social.

Espaço do Filhote: Preparando a casa para a chegada do filhote

Trazer um filhote para casa é uma experiência muito gostosa e divertida. Mas, para receber o novo morador, é preciso fazer algumas mudanças dentro de casa. O cãozinho chegará em um lugar estranho, longe de sua mãe e irmãos pela primeira vez e, nesse novo lar, encontrará novas pessoas, novos cheiros e novas expectativas. Por isso, é importante que você tenha paciência, pois pode levar certo tempo para esta adaptação. O primeiro passo, é preparar a casa pra que ela seja segura para seu novo cachorro. Comece escolhendo o local onde o cão irá dormir, fazer as necessidades e se alimentar. Antes de trazer o cachorro para sua casa é aconselhável que você tome algumas precauções como: • mantenha fora de alcance do animal produtos de limpeza, remédios e alimentos que podem ser tóxicos aos cães, como o chocolate; • fios elétricos, como a fonte do computador e do celular também devem estar fora do alcance; • se você mora em casa com piscina, tome muito cuidado para que o cão não caia dentro dela. Nunca deixe-o ter acesso a área da piscina sem supervisão. Hoje em dia, existe uma serie de itens nos pet shops... Mas o que é essencial comprar? Segue uma lista dos itens que podem facilitar a rotina do filhote: Cama: existe uma variedade enorme, diferentes cores, tamanhos e formatos, fica a critério do dono, certifique-se de que a capa pode ser removida para ser lavada. Se o cão for ficar no quintal, é importante ter um abrigo contra a chuva e o frio, então opte por uma casinha. Comedores e bebedores: é possível encontrar modelos de plástico, aço, cerâmica, etc.. Lembre-se que é preciso um pote para água e outro para comida. O cachorro deve ter sempre água fresca disponível, por esta razão, coloque a vasilha em um local onde o filhote não a derrube. Opte por potes fáceis de lavar. Brinquedos: embora, a primeira vista pareça um pouco supérfluo, os brinquedos são uma ferramenta muito importante para evitar a mastigação indesejada de objetos e manter o cão entretido. Coleiras e guias: mesmo o seu cachorro não podendo ir para rua até tomar todas as vacinas, vale a pena investir logo no primeiro dia. O uso destes materiais dentro de casa mesmo, vai preparando o seu filhote para se acostumar com eles. É recomendada a compra de uma plaquinha de identificação e colocar na coleira. Escovas e pentes: no começo compre uma escova macia para acostumar filhote delicadamente. Cada raça tem uma necessidade, então pergunte ao criador os cuidados do seu cão, quando ele for adulto. E lembrem-se: seja sempre muito carinhoso e paciente para lidar com seu cachorro. Você não deve gritar ou repreendê-lo por fazer xixi fora do lugar ou mastigar algo errado. Seu cão ainda é filhote, ele não sabe muita coisa, e as broncas nesse período podem fazer com que o cachorrinho fique com medo de você. Esta fase inicial deve ser divertida e agradável para todos, e assim você poderá dar as boas-vindas para seu novo amigo de quatro patas.

Espaço do Filhote: as primeiras noites em casa

Por que os filhotes choram nas primeiras noites quando chegam em casa? A resposta é muito simples: os cachorrinhos têm esse comportamento para chamar atenção da mãe em momentos de estresse causado por motivos como a solidão, fome ou frio. A mãe, por sua vez, procura acalmá-lo no exato momento em que choram. Vamos pensar juntos: é um momento bem difícil, né? Afinal, o novo proprietário, ao levar o cachorro para casa, o separou da mãe e dos irmãos, e levou para um ambiente completamente diferente, com outros cheiros e barulhos estranhos. É preciso passar confiança e tranquilidade ao cãozinho no ambiente em que ele ficará sozinho. Para isso, procure trazer do local onde ele vivia panos com cheiro da mãe e dos irmãos, e deixe-os onde seu cão vai passar a noite. Deixar um rádio ligado também colabora para que ele não sinta sozinho, ou algo que faça barulho, como um relógio com o som ‘’tic-tac’’ para distraí-lo. Dê a ele uma caminha bem gostosa e brinque bastante com o filhote antes de ele ir dormir. A intenção é não deixar que o filhote se sinta completamente abandonado neste período de mudança. Temos que evitar situações demasiadamente estressantes. Neste caso, durante os primeiros dias, é aconselhável que o cãozinho durma mais próximo do dono. Deixe-o dormir junto de você até que ele adquira confiança e se familiarize com a casa nova. Se você quer determinar um local específico para ele dormir, durante o dia leve-o ao lugar escolhido, brinque bastante e interaja com ele ali, para que ele associe este lugar a coisas bacanas. Depois, inicie o treino de forma gradual: deixe o animal no local por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Repita algumas vezes, aumentando o tempo ausência. Assim, ele aprenderá que você vai voltar, o que deixará muito mais calmo e tranquilo. Importante: se o cão chorar, não vá até ele! Se o dono for ver o cachorro, toda vez que ele chorar, ele vai entender que, toda vez que reclamar, ganhará atenção e usará sempre essa tática. Para que isso não aconteça, procure recompensar seu cão quando ele estiver quietinho. E não dê broncas quando ele estiver chorando! A punição não ensina o cachorro ficar quieto, e pode criar problemas de comportamento e até afetar o seu bom relacionamento com seu animal de estimação.

Espaço do Filhote: como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto?

Logo que o filhote chegou em casa, tudo para ele é novo. Ele não conhece o lugar, os cheiros são diferentes e todas as pessoas ainda são estranhas. Por isso, no começo é normal que ele fique quieto e depois ele vai “relaxando”. E, de repente, um xixi escapa... Ele está lá, fazendo xixi bem em cima do tapete da sala... Muita gente pensa em esfregar o focinho do cachorro no xixi e dar uma bronca. Esqueça isso não funciona... E, pior, poderá causar outros problemas... Os cães não aprendem dessa forma. Além disso, você pode estar dando para ele, o que ele quer: a sua atenção. Existem várias dicas para ensinarmos o filhote a fazer xixi no lugar certo. A principal é que temos que escolher o lugar certo para que ele possa fazer suas necessidades. O “banheirinho” do cachorro deve ser um local de fácil acesso, mas longe dos potinhos de comida e água, e do local onde o cão dorme e brinca. Forre a área apropriada, com bastante jornal, e com o tempo vá reduzindo a área. Outra opção é o uso de tapetes higiênicos, que podem ser encontrados com facilidade no mercado pet. Eles absorvem melhor o xixi que o jornal, e têm um cheirinho que estimulam os cães a fazer as necessidades ali. O treino começa cedo, logo que o filhote chegar em casa. Não é difícil, mas requer calma e paciência. Para isso, é preciso criar uma rotina, levar o cão várias vezes ao local apropriado: assim que ele acordar, depois de comer, antes de dormir. Temos que estimular que cão use o seu banheirinho. Também podemos perceber quando o cachorrinho mostra algum sinal de que quer se aliviar: ele começa a cheirar o chão, rodopiar e ate abrir a pata lentamente. Nesta hora, pegue-o no colo e leve rapidamente até o local correto, para que ele fique no banheiro dele. Permaneça por perto e, assim que ele fizer o xixi, não esqueça de recompensá-lo. Só não podemos mostrar o petisco antes dele fazer xixi, pois ele pode se desconcentrar. Logo que ele terminar dê a ele um petisco e mostre que você ficou feliz, afinal, ele acertou o local. Neste exato momento, ele estará recebendo sua atenção, ele ficará feliz. Com o tempo, ele vai associar o alivio no lugar determinado a um petisco e atenção. Repita esse procedimento várias vezes. Se o cãozinho errar o local, não dê bronca! Ele ainda está aprendendo, por isso não dê atenção ao erro. Também não limpe o xixi na frente dele. Leve o filhote para uma outra área, e só então limpe o xixi. Para esse procedimento, você usar um produto especial, neutralizador de odores – encontrado em pet shops – para eliminar o cheiro de urina

Espaço do Filhote: o que fazer para evitar as mordidinhas?

Uma problema muito comum, em se tratando de filhotes, são famosas mordidinhas... A mastigação é um comportamento natural dos cães, muito difícil os filhotes morderem com a intenção de machucar. Eles estão conhecendo o mundo através da boca. Esta é uma forma de eles interagirem com o dono. Nesta fase, um filhote também pode mastigar objetos para aliviar o desconforto da dentição que está nascendo. Eles passam pelo mesmo processo quando estão trocando de dentição por volta dos 3 aos 6 messes de vida (a queda dos dentes de leite). Nesta época, o filhote começa a sentir dor e coceira na gengiva por causa dos dentes que estão crescendo, é normal querer morder alguma coisa para aliviar este desconforto. E, por mais que uma bronca seja bem dada, o cão dificilmente irá respeitá-lo se não tiver maneiras de substituir ou redirecionar essas mordidas. Por isso, é recomendado oferecer brinquedos diferentes para o cachorro. Os melhores são os borracha e os de náilon duro. Além disso, existem brinquedos que podem tornar mais atrativos ao colocar pastas aromáticas ou também colocar petiscos dentro, deixando o peludo entretido por horas. Procure espalhar os brinquedos em todos cômodos da casa que o cão pode frequentar, pois a coceira, não tem horas para aparecer. Uma ótima dica é você incentivar o brincar com os brinquedos dele. Dê atenção a ele enquanto ele interage com os brinquedos e mostre que você ficou feliz quando o filhote estiver mastigando o ossinho dele. Neste momento fale com ele, diga o nome dele, corra atrás dele. É importante que ele associe que é legal brincar com esses objetos, e não com outros coisas, como pés de cadeiras, móveis a mãos e pés das pessoas. E lembre-se: o filhote sente a necessidade de morder não só devido à dentição, mas também para chamar atenção! Quando ele estiver mordendo algo indevido, não dê atenção ao animal e aplique uma bronca despersonalizada (ou seja, sem ele ver quem está dando a bronca). Boas opções são fazer algum barulho, como chacoalhar uma lata com moedas e usar nos móveis um spray amargo, especialmente desenvolvido para pets, que pode ser encontrado em pet shops. Uma dica bem bacana é colocar o brinquedo no congelador antes de dar para o cão. O geladinho dá uma boa aliviada no desconforto da gengiva. Nos dias de calor você pode dar pedras de gelo para o cachorro, além de aliviar a coceira, também se refrescar.

JARDIM


Um jardim é um espaço planejado, normalmente ao ar-livre, para a exibição, cultivação e apreciação de plantas, flores e outras formas de natureza. Pode incorporar tanto materiais naturais quanto artificiais. A forma de jardim mais comum hoje é a encontrada em residências; zoológicos, que exibem a vida selvagem em habitats naturais simulados, são chamados também de jardins zoológicos; além disso, há os jardins botânicos. A etimologia da palavra refere-se a "algo fechado", uma vez que teria origem no radical garth, proveniente das línguas nórdicas e saxãs, que significa "cintura ou cerca"[1]. Existem diversos tipos de jardins, que se diferenciam por suas características e funções. Jardinagem é a atividade de cultivar e manter um jardim, podendo ser realizada por um jardineiro profissional ou amador.

Arundina, a orquídea terrestre

Nome Científico: Arundina bambusifolia
Nome Popular: Orquídea-bambú, arundina, orquídea-de-bambu, orquídea-de-jardim
Origem: Ásia Tropical, Burma, atual União Mianmar ou antiga Birmânia, país do sudeste asiático
Família: Orchidaceae
Ciclo de Vida: Perene
A arundina, também conhecida como orquídea-bambu, é uma orquídea terrestre muito rústica, semi-herbácea e rizomatosa. Pode atingir até 2 metros de altura. Suas folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas. As flores surgem na primavera e no verão, são na cor lilás rosada com o labelo púrpura. Há também a variedade “alba”, totalmente branca.

PLANTAS CARNÍVORAS


As plantas carnívoras são conhecidas por se alimentarem através da captura de insetos e não de carne como muitas pessoas acreditam, o nome carnívora foi dado devido ao fato dela ser diferente de todas as outras plantas, se alimentando de seres vivos, mas são totalmente inofensivas para os seres humanos.